• Olá, seja bem-vindo(a) ao portal digital do Conjunto Nacional.

O Conjunto Nacional é um edifício e centro comercial da cidade de São Paulo, que ocupa a quadra delimitada pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manuel. O projeto é de autoria do arquiteto David Libeskind e caracteriza-se por ser um dos primeiros grandes edifícios modernos multifuncionais implantados na cidade de São Paulo.

O complexo se destaca pela mistura de diferentes usos em uma mesma estrutura urbana: verificam-se no Conjunto Nacional os usos residencial, comercial, serviços e lazer. A relação entre os usos coletivos – comércio, lazer – e os usos privados – residências – dá-se pela composição entre duas lâminas: na lâmina horizontal, que ocupa toda a quadra na qual se implanta o edifício, encontra-se uma galeria comercial e, na lâmina vertical, a qual ocupa apenas uma parte da projeção do terreno, encontram-se os apartamentos. As galerias convergem para uma área central, onde uma rampa conduz ao mezanino. Ali, há cinco entradas disponíveis (duas na Padre João Manuel e uma em cada uma das demais ruas que formam a quadra onde se situa o prédio). A lâmina superior conta com 25 pavimentos, que dispõem de três entradas independentes. A galeria proposta no Conjunto Nacional transformou-se em um paradigma arquitetônico para projetos de edifícios similares na área central de São Paulo durante a década de 1950.

Abaixo você confere o nosso tour 360º e conhece um pouco mais sobre os pontos mais simbólicos do nosso edifício. Desde a famosa fachada da Avenida Paulista até o icônico espaço cultural do piso térreo, o Conjunto Nacional é sinônimo de história, arquitetura, comércio, arte, entretenimento, moradia e cultura. Tudo junto no mesmo lugar!

Fachada
Andar Térreo

Tombada pelo Condephaat em 2005, a famosa fachada do Conjunto Nacional é o verdadeiro cartão de visitas para quem acessa o prédio pela Avenida Paulista e arredores.

Espaço Comercial
Andar Térreo

O Espaço Comercial do Conjunto Nacional inclui as lojas e os departamentos localizados no andar térreo do prédio. Além de serviços específicos, o complexo oferece uma gama diversificada de comércios que abrangem cultura, gastronomia, entretenimento e muito mais.

Espaço Cultural
Andar Térreo

O Espaço Cultural do Conjunto Nacional foi inaugurado oficialmente em 1997, com uma exposição que reuniu artistas plásticos consagrados de todo o Brasil. Atualmente, promove exposições e mostras socioculturais de todos os tipos.

Cúpula Geodésica
Terraço

Você sabia que a construção do Conjunto Nacional, iniciada em 1955, trouxe para a cidade a primeira cúpula geodésica de alumínio da capital? Hoje, a cúpula é vista como um dos elementos mais bonitos do prédio.

Livraria Cultura
Térreo e Andares Superiores

Em maio de 2007, a tradicional sede da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, passou a ocupar o espaço em que funcionava o antigo Cine Astor. A nova loja é considerada a maior livraria do país, com 4,3 mil metros quadrados de área distribuídos por três pisos.

WordPress Lightbox