• Olá, seja bem-vindo(a) ao portal digital do Conjunto Nacional.

Qualidade de Vida

Melhorando a saúde de todos que fazem parte do Conjunto Nacional

Brincando de Aprender

Implantado em outubro de 1998, o programa Brincando de Aprender consiste em ações que envolvem os filhos dos funcionários, que periodicamente visitam o Conjunto Nacional com o objetivo de aprender noções de cidadania e responsabilidade social.

O programa surgiu a partir das reuniões realizadas para avaliar os resultados da coleta seletiva. Numa dessas ocasiões, o Conjunto Nacional sentiu a necessidade de fortalecer o processo de conscientização social e ecológica entre os mais jovens e surgiu a ideia de envolver os filhos dos funcionários que tivessem entre 5 e 12 anos.

Assim, além da ideologia de responsabilidade social e empresarial, proposta aos funcionários do condomínio com a aplicação do método de gestão participativa, o edifício amplia essa conscientização também para seus filhos para que eles possam estendê-la a outros espaços da sociedade: em casa, nas escolas onde estudam, na comunidade em que residem, ou em qualquer lugar de convivência mútua em que eles estejam.

O Conjunto Nacional visa enriquecer o dia-a-dia dessas crianças com experiências diferenciadas e pedagógicas, definidas de acordo com a faixa etária. Além de permitir a integração dos filhos com o local onde os pais trabalham, o que é sempre motivo de orgulho para ambos, o programa também reserva atividades educativas paralelas à visita e momentos de lazer.

No carnaval de 2000, por exemplo, foi alugado um trenzinho e as crianças deram várias voltas pela Avenida Paulista divulgando a coleta seletiva do edifício, exibindo uma faixa alertando para o programa. Em maio de 2007, para o Dia das Mães, as crianças bordaram uma camiseta com materiais recicláveis para presenteá-las.

Resultados

Ao incentivar o conceito ‘aprender brincando’, o programa desperta o interesse das crianças e faz com que elas queiram participar novamente. Atualmente são realizados cinco eventos por ano e, em 10 anos de programa o Conjunto Nacional proporcionou momentos de diversão e entretenimento para cerca de 1.500 crianças, além de permitir seu envolvimento com a proposta de conscientização do programa.

Corpomente

Em 1998 foi implantado o programa Corpomente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Desde o início, a proposta foi gerar o programa ‘de dentro para fora’, ou seja, ele deveria atender às necessidades apresentadas pelos colaboradores, e nada deveria ser imposto. Além disso, deveria promover a integração e criar uma nova cultura entre eles.

Como parte do projeto, as atividades tiveram início com um programa antiestresse que consistiu na realização de palestras e projeção de vídeos sobre o assunto. Com o passar dos anos, foi sendo criada a estrutura necessária para a realização de atividades que despertavam maior interesse dos funcionários e comunidade, e que passaram a fazer parte do programa Corpomente.

  • Futsal
  • Dominó
  • Corrida

Futsal


Estimular a qualidade de vida e a integração social, propiciando momentos de lazer por meio do esporte. Com esse pensamento, o Conjunto Nacional realiza este programa, que vem desenvolvendo um importante papel no estímulo à prática de atividade física saudável e bem orientada.

Essa atividade começou em 2000 por ocasião da realização da I Copa de Futebol Society da Avenida Paulista, quando os funcionários do Conjunto Nacional participaram com três equipes. Essa competição serviu de incentivo, e acabou revelando vários talentos, o que permitiu a formação de dois times de futebol de salão.

Nos anos seguintes, os times participaram de várias competições como Copa Playball de Futebol Society da Avenida Paulista, Torneio Maio Trabalhador, Troféu Corpore Zumbi dos Palmares, Torneio da Independência Futsal, entre outros.


Copa de Futsal

Em 2003, devido ao sucesso da atividade, o projeto foi ampliado, levando o Conjunto Nacional a realizar a ‘I Copa de Futsal do Conjunto Nacional’, com a participação de times formados por funcionários de várias empresas da Avenida Paulista, proporcionando a integração do nosso time com outros da região. Mais de 50 equipes da Avenida Paulista já participaram dos torneios realizados pelo edifício.


Confira as tabelas e os vencedores de todas as edições da Copa de Futsal

Dominó


A competição surgiu em 1994, quando se percebeu que, na hora do almoço, muitos funcionários não utilizavam todo o tempo disponível e ficavam ociosos durante boa parte desse período. Com o objetivo de integrá-los, o Conjunto Nacional decidiu criar competições internas de dominó.

Foi assim que surgiu o Torneio Ferruccio Peramezza, nome dado pela síndica Vilma em homenagem a seu pai, que havia sido campeão nessa modalidade. Na época, quando os funcionários souberam da novidade, motivação não faltou. Todos gostaram da ideia e imediatamente se reuniram para formar as duplas.

Os jogos são realizados todos os dias e o andamento da competição pode ser acompanhado por um calendário que é afixado diariamente no mural interno. Desde aquela época, foram realizados vários campeonatos, e anos depois o dominó passou a fazer parte do programa Corpomente.

Corrida


Em agosto de 2000 foi criado no Conjunto Nacional um pequeno grupo de corredores, que logo despertaria o interesse de outros funcionários. Como resultado, em apenas um ano o grupo já contava com 40 atletas e 26 deles cruzaram a linha de chegada da 77º Corrida Internacional de São Silvestre. Dias depois, o Conjunto Nacional entregou uma medalha para cada corredor, o que reforçou a importância da participação na competição.

No dia 29 de dezembro de 2001, a TV Globo apresentou no Jornal Nacional uma reportagem com o treino da equipe e contou um pouco da história do programa. A divulgação na mídia teve repercussão imediata na mudança da postura e autoestima dos atletas, e apesar da corrida ser um esporte individual, o espírito de equipe é uma realidade entre eles, que passaram a participar de outras competições importantes.

Hoje o grupo possui 25 funcionários. No dia da prova, os atletas se reúnem na barraca do Conjunto Nacional. O alongamento, que acontece antes e depois do evento, é executado por um preparador físico.

Durante o ano, este preparador físico promove vários treinos técnicos que objetivam informar ao atleta para que a prática da atividade física seja cada vez mais saudável e segura.

Vacinação

Com uma política de responsabilidade social, o Conjunto Nacional se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores e da comunidade onde atua.

Desde 2000, o condomínio realiza anualmente a Campanha de Vacinação contra a gripe, que é oferecida a todos os condôminos e população flutuante a um preço bem abaixo do praticado no mercado.

A partir de 2001, com a intenção de melhorar o bem-estar de seus funcionários dentro e fora do local de trabalho, reduzir o absenteísmo e melhorar a produtividade, o Conjunto Nacional passou a oferecer gratuitamente a vacina antigripal a este público. Com cerca de 150 colaboradores, o edifício conta com uma média de adesão de 90% ao programa.

Em 8 anos, foram aplicadas quase 3 mil doses. Através da distribuição de folhetos e da veiculação de comunicados nos meios de comunicação interna e externa, todos são orientados sobre a campanha e a importância da imunização como ferramenta de conquista da saúde.

WordPress Lightbox