• Olá, seja bem-vindo(a) ao portal digital do Conjunto Nacional.

Paulista de Todo Mundo

Uma recepção pra lá de especial a todos que visitaram o Conjunto Nacional durante a Copa de 2014

Exposição

A Avenida Paulista, símbolo de São Paulo, recebe diariamente milhares de pessoas de todas as nacionalidades, raças e religiões. Sua riqueza está na diversidade, ao acolher todos os cidadãos sem distinção, respeitando a individualidade, origem e história de cada um. O evento “Paulista de Todo Mundo” sintetizou essa grandeza e deu boas-vindas aos visitantes que passaram por São Paulo durante o Mundial de Futebol.

A “Paulista de Todo Mundo” teve como tema os símbolos que traduzem a unidade e os legítimos sentimentos de pertencimento a todos os cidadãos do planeta – as bandeiras. Através delas, instaladas em diversos pontos do Condomínio Conjunto Nacional, foi possível fazer uma viagem inédita pela história dos estandartes nacionais e das nações participantes da maior competição esportiva da Terra.

Na fachada do Conjunto Nacional, um imenso painel reuniu as bandeiras dos 32 países do Mundial 2014, feitas com milhares de disquetes, CDs, garrafas pet, embalagens plásticas, peças de computador. A obra é resultado do talento de artistas da Cooperaacs (Cooperativa de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), que incluiu na produção pessoas ligadas ao CAPS ITAPEVA (Centro de Atenção Psicossocial) e ao CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

Na galeria, a instalação “Bandeira do Brasil Pentacampeão”, produzida em origami e kirigami, técnicas japonesas de dobrar e cortar papel, ocupou um espaço de 28 metros quadrados. Quase cinco mil trevos, lírios, tulipas e rosas, produzidos por portadores de distrofia muscular, formaram o símbolo nacional. Réplicas de troféus, confeccionadas com riqueza de detalhes, representaram a conquista dos cinco títulos mundiais na obra criada pelo artista plástico Silvio Galvão, com a colaboração do artista Carlos Eduardo Mac Quillin (origami e kirigami) e da PROMOVE (oficina de produção), instituição que alia educação e inclusão social.

A mostra “O Mundo Através das Embaixadas” trouxe parte do acervo do escritor e geógrafo Tiago Berg, autor dos livros “Hino de Todos os Países do Mundo” e “Bandeiras de Todos os Países do Mundo”, com várias curiosidades sobre as nações do Mundial. As bandeiras também estiveram presentes no trabalho do artista plástico Silvio Alvarez, que através da técnica de colagem fez uma releitura dos símbolos. Sete totens interativos com informações e curiosidades sobre os 32 estandartes dos países do Mundial, e seus respectivos hinos, completaram a viagem.

No “Espaço Criativo”, ponto de venda do Núcleo de Economia Criativa (NEC), o passeio foi pela cultura brasileira, com diversos produtos artesanais. Braço sustentável da Associação Paulista Viva, o NEC é formado pelas seguintes instituições: a Associação Novo Olhar; a Associação Vida Ativa/Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD); a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FGV), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ITAPEVA), a Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), a Baobá, o Move Institute, Mercosol, a SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades/PMSP), a Casa José Eduardo Cavichio (Cajec), a Loja Social (SMADS), ADIANTA e o Instituto Ecotece.

Ações no Conjunto

O Conjunto Nacional promoveu diversas ações artísticas e sócio-educativas. Além de se estabelecer como um verdadeiro museu aberto ao público, se colocou na função de dar as boas-vindas a todos aqueles que visitaram o país e, sobretudo, o icônico prédio do Conjunto durante o mês em que ocorreu a Copa do Mundo de 2014. Confira abaixo algumas das ações tocadas dentro do espaço cultural do prédio.


01. Exposição “Bandeira do Brasil Pentacampeão”. A instalação do artista plástico Silvio Galvão contou com cerca de 25 metros quadrados e foi confeccionada com quase cinco mil flores (lírios, rosas, tulipas e trevos), feitas com técnicas de origami e kirigami.


02. Painel com as 32 bandeiras dos países participantes do Mundial, produzidas com material reciclado (disquetes, CDs, garrafas pet, embalagens plásticas, peças de computador, etc), que ocupou a fachada do Conjunto Nacional. Produção e execução: NEC/Cooperaacs.


03. Exposição “O Mundo Através das Embaixadas”, com cerca de 70 objetos do acervo do escritor e geógrafo Tiago Berg, autor dos livros “Hino de Todos os Países do Mundo” e “Bandeiras de Todos os Países do Mundo”.


04. Painel com colagem do artista plástico Silvio Alvarez, que fez uma releitura das bandeiras a partir de recortes de revistas.


05. Sete totens interativos com informações e curiosidades sobre as 32 bandeiras dos países participantes do torneio, com versões em português, inglês e espanhol, e seus respectivos hinos.


06. Espaço Criativo, ponto de venda do Núcleo de Economia Criativa (NEC), que comercializou produtos feitos artesanalmente por artistas de várias instituições de São Paulo.

REALIZAÇÃO
Bandeira do Brasil/Galeria

Condomínio Conjunto Nacional
www.ccn.com.br
ccn@ccn.com.br

REALIZAÇÃO
Bandeiras/Fachada

Associação Paulista Viva
NEC – Núcleo de Economia Criativa
www.paulistaviva.org.br
contato@associacaopaulistaviva.org.br

CRIAÇÃO
Sílvio Galvão
faleconosco@silviogalvao.com.br

MESTRE ARTESÃO
Sandro Rodrigues
sandrorecicla@cooperaacs.org.br

OFICINAS DE PRODUÇÃO
Cratod
Associação Viva Ativa
CAPS Itapeva
Oficina dos Anjos
Origami – Mac Quillin
Promove Ação Sociocultural
Memorial da Inclusão

APOIO
Suprisul
Manufatura Glória
Ala Traduções
Colégio Dante Alighieri
Cine Livraria Cultura
Savoy
Panda Books
JPMiguel Engenharia
Rotary Club de SP – Avenida Paulista
IPP – Instituo Profissionalizante Paulista

BANDEIRA DO BRASIL – GALERIA
Execução

Silvio Galvão – Artes Visuais
(11) 2692-6108
www.silviogalvao.com.br


 

BANDEIRAS – FACHADA
Associação Paulista Viva
Cooperaacs – Cooperativa Social de Arte Alternativa e Coleta Seletiva
(11) 3554-5000
www.cooperaacs.org.br

 

WordPress Lightbox