• Bem-vindo ao portal digital do Conjunto Nacional!

  • Av. Paulista, 2073 - Consolação - SP | ccn@ccn.com.br | Tel.: (11) 3179-0109

O Fazedor de Montanhas

Do lixo da rua ao espaço cultural do Conjunto Nacional: uma homenagem aos catadores de lixo

O Fazedor de Montanhas

Provocar o questionamento sobre o problema do excesso de lixo gerado pelo homem. Inaugurada em setembro de 2006, essa foi a proposta da instalação “O Fazedor de Montanhas”, que recebeu esse nome em referência à montanha de resíduos que é produzida todos os dias. Só em São Paulo, são cerca de 20 mil toneladas diariamente.

Feito de isopor, espuma de poliuretano, papel e outros materiais reaproveitados, o catador de lixo, que mede 3 metros de altura, transmite tristeza ao olhar para o planeta. O mundo se torna pequeno em suas mãos, comparado à grande quantidade de lixo existente. O boneco gigantesco é acompanhado por seu cão e uma carroça de 7 metros de altura, que pesa quase 2 toneladas.

A instalação deu a oportunidade para que as pessoas reflitissem sobre a situação dos catadores de rua, que diariamente pilotam a carroça no meio do trânsito. José Valdeci Silveira, representado na figura do ‘Fazedor’, ficou um ano nas ruas como catador. Depois ele começou a trabalhar em uma cooperativa de recicláveis. “Quando eu fiquei desempregado, foi um jeito de sobreviver. Fiquei emocionado com todo mundo me olhando. Eu era visto como um mendigo e hoje as pessoas me vêem como cidadão”, diz.


Lugares onde a obra ficou exposta

2006
• Condomínio Conjunto Nacional

2007
• “2º Festival da Loucura”, em Barbacena (MG)
• Teatro Municipal de Mauá
• Shopping Mauá
• Adventure Sports Fair, na Bienal do Ibirapuera

2011
• Condomínio Conjunto Nacional

O Documentário

Realizado com o apoio do Conjunto Nacional e parceiros, o documentário ‘Fazedor de Montanhas’ é baseado na moderna teoria do Caos e abrange o fenômeno do lixo em todas as suas perspectivas, porque a sua produção não é um feito puramente mecânico, físico e urbano, mas uma realidade que convive com o homem desde a sua origem. O lixo é tudo aquilo que o ser humano despreza e procura ocultar: as misérias sociais, o desperdício urbano, o preconceito e as sombras da consciência.


 

Reconhecimento/Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Finestrat

No dia 5 de abril de 2008, o documentário recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Finestrat, em Alicante, na Espanha.

Documentário com elementos de ficção em doses poéticas. Nos conta coisas assombrosas sobre o lixo e seu significado. Com lúcidas exposições de vários experts, se aprofunda na moderna teoria do Caos e resgata do esquecimento e da indiferença tudo o que jogamos no lixo sem pensar, conferindo uma nova vida e dignidade que nos obriga a refletir sobre o nosso estilo de vida alienado. Uma aula magistral de espiritualidade falando do lixo.


Programação do Evento

5º Globians world & culture
Em 2009, o documentário foi indicado para o 5º Globians world & culture – Documentary Film Festival Berlin.
www.globians.com


Ficha Técnica

Fazedor de Montanhas: 53 min. 2007.
Direção e Roteiro: Juan Figueroa
Direção de Arte: Marcio Medina
Imagem: Carlos Nascimento
Produção: Imagem Essencial
Iniciativa: Condomínio Conjunto Nacional