• Olá, seja bem-vindo(a) ao portal digital do Conjunto Nacional.

Instalação ‘Espiral’

Psicologia e consciência socioambiental nas rampas do Conjunto Nacional

Instalação

Em 2007, o Conjunto Nacional inaugurou a instalação ‘Espiral’ na rampa de acesso às galerias e ao terraço do edifício.

Elaborada pelo artista plástico Nido Campolongo, a obra é composta de 34 anéis de compensado laminado, com 100 cm de diâmetro, que justapostos compõem uma instalação em forma de espiral. Os interiores desses anéis estão preenchidos por diversas texturas e cores, resultantes das etapas de transformação de matérias recicláveis como alumínio, pet, papelão, madeira, entulho e outros elementos.

Inspirada na obra O Método 2, a vida da vida, do filósofo Edgard Morin, a ‘Espiral’ aborda dois aspectos na sua linguagem visual: um de característica não representativa, de qualidade reduzida à sua totalidade, sem relação com nenhuma outra coisa, com finalidade meramente estética; outro, de aspecto representativo, relaciona-se com as práticas socioambientais de organizações e empresas paulistanas.

O Conjunto Nacional foi escolhido para ser o primeiro palco desse projeto devido à sua arquitetura singular, representatividade, história e, principalmente, pela sua administração voltada a ações socioambientais. O projeto ‘Espiral’ compreende a instalação de espirais em diversas cidades do mundo, sempre de forma particular e abrangente e de acordo com as características de cada prática e espaço.

Com a instalação da obra a rampa está mais atrativa, incentivando as pessoas a utilizarem com mais frequência, reduzindo assim o acesso aos elevadores centrais.

O autor, Nido Campolongo, é designer e artista plástico. O acúmulo de materiais residuais provenientes da fabricação de suas peças e pesquisas, somado à sua estética e ideologia, levou o designer a trabalhar com a reciclagem de forma limpa e inclusiva. Com o reaproveitamento de resíduos como pet e garrafas pós-consumo, promove parcerias com empresas e instituições ligadas ao terceiro setor.

Não deixe de acessar a página www.nidocampolongo.com.br para conhecer mais do trabalho do artista.

WordPress Lightbox