Espaço Criativo, baseado no movimento Compra a 0km

1024 683 Conjunto Nacional

Espaço Criativo, baseado no
movimento Compra a 0km

Inspirado no movimento “Compra a 0km”, o ‘Espaço Criativo’ no Conjunto Nacional reúne diversas associações com o intuito de comercializar produtos feitos artesanalmente. Diversos produtos são oferecidos a preços especiais: artesanatos, brinquedos, bijuterias e objetos de decoração.

São Paulo, SP | Conjunto Nacional | Economia Criativa

Neste Natal faça suas compras com consciência e privilegie o comércio local do seu bairro ou próximo do seu trabalho. Compre produtos da economia criativa e ajude quem está próximo do seu dia-a-dia. É uma oportunidade de colaborar e convidar os amigos para ajudar.

Compra a 0km

O movimento se originou na Itália e foi divulgado em vários países com a ideia de evitar grandes deslocamentos e concentração de automóveis, diminuindo a emissão de gases poluentes e o impacto no trânsito.


NEC/APV – NÚCLEO DE ECONOMIA CRIATIVA

O NEC-APV (Núcleo de Economia Criativa da Associação Paulista Viva) tem a missão de fomentar o desenvolvimento da economia criativa por meio de ações que propiciem inclusão produtiva e social; bem como aperfeiçoar os meios de produção e facilitar o acesso de seus produtos aos mercados consumidores prezando a qualidade.

A iniciativa faz parte do projeto “Paulista Viva e Sustentável” que apresenta o tema economia criativa sob a ótica dos diversos agentes ligados à gestão social, cultural e do meio econômico, ambiental e acadêmico.

Mais informações: Swiss replica watch – www.associacaopaulistaviva.org.br


EXPOSITORES E PARTICIPANTES DO
NEC/APV – NÚCLEO DE ECONOMIA CRIATIVA

AGM – Associação Guaianazes por Moradia, Arte, Esporte, Cultura, Educação e Meio Ambiente
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

Atua desde 2002, com o intuito de coordenar e desenvolver iniciativas de fomento à luta dos cidadãos por moradia e condições dignas de bem estar. Ao longo dos anos, seus interesses e objetivos se expandiram, tendo como foco também, ações por melhoria e fomento à arte, esporte, cultura, educação e preservação do meio ambiente. Entre outras ações, anualmente, coordena junto à Assembléia Legislativa de São Paulo, o Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, quando acontece o CONCURSO NACIONAL DE BELEZA NEGRA e apresentações de grupos populares da America-Latina e Caribe.

AGM
Telefone: 3409-9483


HISTORIARTE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL
De 26 de novembro a 9 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A associação realiza projetos socioambientais e atividades culturais como oficinas teatrais e exposições interativas. A associação ainda realiza projetos em empresas como campanhas ambientais e atividades em SIPAT´s e também desenvolve um artesanato exclusivo.

HISTORIARTE
Telefone: 3091-1575
www.historiarte.org.br
www.cavaleirodoverde.com.br


MERCOSOL
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

Telefone: 3799-3367


MOVE INSTITUTE
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

O MOVE institute convoca a arte, o design, a cultura, para organizar ações e projetos que gerem polêmica em questões relacionadas a proteção animal. O trabalho é focado na transformação de hábitos, trazendo à sociedade uma clara visão sobre problemas do convívio homem-animal : confinamento, maus tratos, venda, adoção, abandono, exploração.

MOVE INSTITUTE
Telefone: 3661-2096


SUTACO
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) com a responsabilidade de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável resgatando as formas tradicionais de expressão do povo paulista. Atualmente conta com 77 mil artesãos cadastrados e possui termos de cooperação com mais de 200 municípios.

SUTACO
Telefone: 3241-7326
www.sutaco.sp.gov.br/sutaco.html


CAPS ITAPEVA
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

O CAPS visa a inserção social e a inclusão de ações dirigidas aos familiares. É um serviço de saúde pública, aberto e comunitário que oferece atendimento diário. Cada usuário do serviço constrói, junto com os técnicos, um projeto terapêutico individual, pensando na sua singularidade, sua cultura e sua vida cotidiana, auxiliando-os no processo de reabilitação psicossocial. As atividades do CAPS ITAPEVA, por isso, ultrapassam sua estrutura física e buscam estabelecer relações com o território em que se localiza.

O Caps irá vender objetos variados e originais, confeccionados pelos usuários em oficinas terapêuticas e projetos de geração de renda.

CAPS ITAPEVA
Telefone: 3289-2585 / 3283-0005
E-mail: secretariacapsitapeva@yahoo.com.br


CAJEC
De 26 de novembro a 8 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A CAJEC assiste crianças e adolescentes, carentes de todo o país, portadoras do câncer, que são encaminhadas, pela assistente social, para a cidade de São Paulo, onde realizam tratamento em hospitais públicos. Na CAJEC, elas desfrutam de uma infra-estrutura completa, o que proporciona, num momento tão difícil de suas vidas, conforto, praticidade e alegria.

CAJEC – Casa José Eduardo Cavichio – Apoio à criança com câncer
Telefone: 4788-4190
www.cajec.org.br


ASSOCIAÇÃO VIDA ATIVA
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

Essa Associação é formada por pacientes e funcionários do CRATOD (Centro de referencia de Àlcool , Tabaco e outras Drogas). O Cratod é uma instituição pública do SUS (Sistema Único de Saúde), ligada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, localizada na região central da cidade. Trata-se de um serviço ambulatorial, destinado a prestar assistência a pacientes com dependência ou uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas, com ênfase na reabilitação e re-inserção social de seus usuários. O atendimento é gratuito e regionalizado. Durante as oficinas terapêuticas são produzidas artesanatos de valor comercial.

O objetivo da Associação Vida Ativa é a reinserção social de pessoas que ficaram afastadas do convívio por muitos anos e que descobrem, ao longo do tratamento, que podem aprender e contribuir com a sociedade. O artesanato é confeccionado com material reciclado: retalhos de tecidos, papel, garrafas PET, embalagens Tetra Pak. Serão vendidos tapetes, colares, bijuterias, panos de pratos, blocos de papel reciclado e caixas de presentes.


BAOBÁ
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A Baobá é um projeto de valorização da tecelagem artesanal que produz artigos com matérias-primas orgânicas ou recicladas. Xales e mantas produzidas em tear manual, em seda, algodão orgânico e fibras de garrafas plásticas recicladas. São artigos exclusivos, na maior parte, peças únicas.

BAOBÁ
Telefone: 3887-4027


ASSOCIAÇÃO NOVOLHAR
De 26 de novembro a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A Associação Novolhar atua há 13 anos no bairro da Bela Vista, também conhecido como Bixiga, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento local sustentável, por meio da comunicação e formação integral de crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidade. Dentre seus projetos estão: “Um Novolhar sobre o Bixiga”, o SASF – Bela Vista, o Centro Comunitário de Comunicação Novolhar, a Produtora Social Novolhar Comunica, entre outros. No Bazar, serão vendidos biquínis a preços especiais.

NOVO OLHAR
Telefone: 2924-6434
www.novolhar.org.br/


INSTITUTO ECOTECE
De 26 de novembro a 16 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

O Instituto Ecotece é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem o intuito de gerar soluções criativas na moda que promovam o vestir consciente com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e práticas educativas.

ECOTECE
Telefone: 4106-6300
www.ecotece.org.br/


ITCP-FGV INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
De 10 a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A Feira consiste em uma estratégia de acesso ao mercado para Negócios Inclusivos que buscam a geração de trabalho e renda para pessoas vulneráveis, na perspectiva do Empreendedorismo Popular, sob a ótica da inclusão social para o pleno desenvolvimento da cidadania.

Esta feira é organizada pela Incubadora de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas em parceria com a Administração do Conjunto Nacional. Esta é mais uma iniciativa do Mercosol (Mercado Solidário Itinerante ) projeto que reúne empreendimentos incubados e apoiados pela Incubadora da Fundação Getulio Vargas levando para empresas, eventos e espaços públicos os produtos da Economia Solidária, que além de incentivar a capacitação das pessoas envolvidas, busca através do auto-emprego proporcionar inclusão social e geração de renda para as famílias e comunidades envolvidas, proporcionando também uma interação entre produtores e consumidores.

Os empreendimentos levarão produtos manufaturados, tais como utensílios e objetos feitos a partir do bambu, sabonetes artesanais aromatizados e sabonetes artesanais feitos com extratos de ervas medicinais, arte indígena, arte-reciclagem, bijuterias feitas com cerâmica, sabão ecológico feito com a re-utilização do óleo de cozinha usado, mudas de árvores nativas, camisetas temáticas com foco ambiental, cadernos ecológicos, bio-absorventes, fraldas ecológicas, sling (tecido para amarração do bebê), luminárias feitas com bagaço de cana, puffs de garrafa Pet, bolsas, carteiras e pastas feitos com banners reutilizados, porta caneta feitos com re-utilização de pneu usado, panos de prato bordados artesanalmente e produtos de patchwork.

A Economia Solidária procura incentivar a produção artesanal dos produtos, tornando os empreendedores verdadeiros artistas que agora podem divulgar seus trabalhos com dignidade através da auto-gestão e da cooperação buscando fortalecer as redes de empreendimentos e assim proporcionar alternativas de geração de renda e inclusão social.

ITCP-FGV
Telefone: 3799-3367
www.itcpfgv.org.br/itcpfgv


SMADS – LOJA SOCIAL
De 10 a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

O Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo é um projeto de capacitação em ações de geração de renda, preparação para o trabalho e inserção produtiva.

É destinado às organizações filiadas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) que já possuam em seus programas oficinas de trabalho.

O principal objetivo da Rede é ser um dos canais facilitadores das entidades para apresentação e comercialização de seus produtos, bem como mostrar a qualidade do programa e, ao mesmo tempo, contribuir para o exercício da cidadania de seus usuários, de acordo com a prática do comércio solidário.

A partir da customização e reaproveitamento de materiais por meio da reciclagem, a Loja Social comercializa os mais diversos objetos como tapetes, colchas, camisetas, bolsas, colares, luminárias, marcadores de livros, almofadas, espelhos, vasos e peças de decoração.

SMADS
Telefone: 3291-9664


FIGUREIROS DE TAUBATÉ
De 16 a 22 de dezembro de 2012, das 10h às 20h

A história dos Figureiros começou quando os frades franciscanos do convento de Santa Clara de Taubaté resolveram montar um presépio com peças lindíssimas vindas da Itália. As pessoas que moravam no bairro do Itapecerica conheciam a argila do Rio Itaim. Começaram então a trabalhar esta argila copiando os santos do Presépio do Convento e montavam seus próprios presépios em suas casas, e também presenteavam familiares e amigos. Assim, passaram a ser conhecidos como santeiros.

Há cerca de 150 anos, esses “santeiros” também ensinavam outras pessoas, passando a tradição de geração em geração. As pessoas que não conseguiam fazer os santos, elaboravam outras peças do presépio, como cordeirinhos, raposas, burro, vaca e o galinho do céu “pavão”. Essas pessoas eram chamadas de “FIGUREIROS” e com o passar do tempo também aprenderam a fazer os santos. Como o número de Figureiros é maior que o de santeiros, predominou-se o nome de “FIGUREIROS”, que é uma palavra tão folclórica que não existe em nenhum dicionário.

FIGUREIROS DE TAUBATÉ
Telefone: (12) 3624-5983

* * *

ATENÇÃO: os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Espaço Criativo, baseado no movimento C…

Tempo de leitura: 10 min
WordPress Lightbox